quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia


Por: Rosete

Podemos começar esta discursão com os seguintes questionamentos. O que é um texto? E o que é um hipertexto? E a partir daí, tentar fazer uma destinção ou comparação sobre os dois. Alguns autores fazem uma diferenciação entre texto – impresso, considerado linear e hipertexto, que é o texto digital ou virtual.
Para uma melhor compreensão sobre as práticas de leitura, bem como para a história das tecnologias, e dos diversos suportes de textos, devemos lembrar que, a partir da invenção da escrita e do alfabeto, já se registra a existência do hipertexto e da leitura não-linear, antes da invenção do computador e da internet. Então se pode citar como exemplos de hipertexto no papel, as enciclopédias, elas permitem acesso não-linear através de verbetes contidos em vários volumas. Outro exemplo de hipertexto tradicional é a Bíblia, devido sua formação não-linear de leitura.
Essa discursão nos leva a uma reflexão necessária do ponto de vista Educacional e Pedagógico que o leitor em formação precisa e deve ter oportunidade de ampliar seu letramento, através das diferentes modos de leitura para se familiarizar com os diversos suportes de aprendizagem. A WWW, não deve ser apenas um espaço de lazer ou negócios, mas também um lugar de escrita, leitura e interação através de e-mail, Chat, etc., e outras formas com listas de discursão, fóruns, orkut, blogs, sem falar na possibilidade cada vez mais aperfeiçoada Educação a Distância (EAD).
Para concluir devemos enfatizar que a escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto, como uma poderosa ferramenta de aprendizagem, usando-a como fonte de pesquisa e interação através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem juntos.

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